Firefox completa 10 anos e ganha novos recursos de privacidade

Em comemoração aos dez anos do Mozilla Firefox, a Fundação Mozilla anunciou novos recursos para o seu tradicional navegador. Boa parte dessas novidades são voltadas para a questão da privacidade, como o novo “Forget Button” e a nova opção de busca DuckDuckGo. Além disso, a empresa revelou mais informações sobre a nova versão Developer Edition do Firefox, lançada recentemente.

Lista tem vários atalhos para Mozilla Firefox; faça tudo mais rápido

Entre as novidades criadas para aumentar a privacidade do usuário, o destaque vai para o novo “Forget Button”. O recurso permite limpar entre cinco minutos a 24 horas de dados do navegador – incluindo histórico, cookies, logins, senhas salvas -, mas preserva o resto dos dados armazenados e também o autocompletar baseado no histórico.

O ”Forget Button” fecha todas as janelas do navegador que o usuário abriu e o apresenta a uma nova janela em branco – função parecida com a do modo privativo. Vale lembrar que a mudança para a navegação privada continuará como uma opção adicional, mas agora o internauta tem a opção de apagar “rastros” do passado recente, sem ter que percorrer um enorme caminho pelo menu do programa ou perder informações de navegação.

Outra mudança que ajudará o usuário a manter sua privacidade, será a utilização do serviço DuckDuckGo para fazer uma busca no navegador. O serviço foi adicionado como uma opção de busca padrão, ao lado do Google, Yahoo e o resto da lista de provedores desse tipo de serviço. A vantagem dessa nova opção é que, segundo seus produtores, eles não rastreiam as informações do usuário como os grandes buscadores fazem atualmente.

A Mozila também anunciou a criação de um novo programa voltado à privacidade, chamado Polaris. Com a iniciativa, a fundação, junto com os outros grupos focados em levar privacidade e controle online para os usuários, pretende reunir os melhores talentos para explorar novas abordagens de aprimoramento dos controles de privacidade online.

A Fundação Mozilla também lançou recentemente o novo navegador Mozilla Firefox Developer Edition – uma versão personalizada para desenvolvedores Web com novas ferramentas. A empresa informou que ele irá fornecer um conjunto de ferramentas de depuração completa para a enorme base de usuários desenvolvedores da Mozilla. Com essa versão, a Fundação poderá promover um ferramenta centralizada em desenvolvimento, ao invés de ter que colocar suas funcionalidades em uma série de sub menus no navegador tradicional.

O Vice-presidente do Firefox, Johnathan Nightingale, afirmou que nesses dez anos do navegador, apesar de todos os recursos, a característica mais atrativa do browser é a sua onipresença e a paridade entre plataformas diferentes.

Por enquanto as novidades da versão tradicional do Firefox só estão disponíveis na versão de testes (Nightly), mas poderá chegar em breve à versão estável. Os usuários que estiverem na expectativa dessas novidades, devem ficar de olho na atualização do navegador.