5 dicas para você impulsionar sua carreira com as redes sociais

Postado em: 15 de fevereiro de 2012

Seus perfis online podem aprimorar sua carreira e ajudá-lo a abrir as oportunidades certas para sua carreira

A nova geração de universitários está acostumada com as redes sociais como uma forma muito pessoal de compartilhar sua vida e experiências. Elas são um espelho, muitas vezes exato, de tudo o que envolve o internauta. Música, amigos, vida social, trabalho… Enfim, tudo que o cerca está refletido em seus perfis na internet.

 

» 8 coisas que você pode fazer para sua carreira evoluir
» Carreira: três dicas para se destacar
» Mentir no currículo pode prejudicar a carreira profissional

 

Porém, as redes sociais podem ser usadas profissionalmente, inclusive como porta de entrada para uma carreira de sucesso. É muito comum em entrevistas de emprego que o entrevistador peça ao candidato o nome e endereço de seus perfis, e pode acreditar, eles são conferidos. O que você posta no Twitter, os lugares que freqüenta e o que compartilha em seu mural no Facebook, tudo isso são indicadores de personalidade e conduta que ajudam o examinador a classificá-lo. Nada mais útil, então, do que usar as redes sociais como carta de apresentação para seus futuros chefes e empregadores.

 

Confira algumas dicas para usar as redes sociais de forma profissional:

#1 Não é a mesma coisa

A maioria dos adolescentes usa as mídias sociais para se conectaram diretamente com seus amigos e dividirem experiências pessoais. Porém, interagir nas redes sociais com uma visão de sua carreira é diferente do que interagir com razões puramente profissionais. 

#2 O poder das conexões

As redes sociais oferecem maneiras infinitas de conectar-se com os tipos mais variados de pessoas e com pouco esforço. Organize essas conexões – por listas, círculos ou grupos – para poder usá-las de forma mais efetiva. Desenvolva cada rede para que cada relacionamento possa ser nutrido por interações e conversas. Ao fazer isso, você pode alcançar muito mais oportunidades profissionais. 

#3 Ajudá-lo a encontrar um emprego

Além da habilidade de conectar-se e conversar com pessoas e grupos do ponto de vista profissional, as mídias sociais podem te ajudar a conseguir um emprego. A grande maioria de sites disponibiliza páginas especializadas em vagas de emprego e oportunidades. Menos óbvia, mas talvez mais efetiva, é a habilidade de conectar-se diretamente com empresas que você gostaria muito de trabalhar ou pessoas que trabalham nessas empresas. 

#4 Não se esconda atrás das cortinas

A velocidade e os aspectos virtuais das mídias sociais podem fazer com que as pessoas ajam de forma não profissional. Algumas pessoas acreditam que por que as mídias sociais são um fórum publico, elas podem falar aberta e livremente. Não importa sua opinião, interações desrespeitosas com outras pessoas (estranhos ou colegas) é um grande erro. Se você não falaria algo na presença de alguém, provavelmente esse comentário não é recomendado para as mídias sociais também. As mesmas normas sociais se aplicam online e offline, e o mesmo nível de respeito e convivência também. 

#5 Nem tudo é sobre você

Autopromoção constante é quase sempre desaprovada nas mídias sociais. Mantenha a maioria de seus posts, em torno de 80%, com comentários gerais e mantenha uma freqüência mínima de autopromoção. 

 

 


Fonte: Universia Brasil