Porto Digital lança programa de incubação sustentável

Postado em: 19 de maio de 2012

Gestão Sustentável dos bens urbanos e Patrimoniais, através da preocupação com o descarte de resíduos eletrônicos, é a principal das exigências para o Desafio Porto Digital para a Sustentabilidade das Cidades. O programa lançado pelo cluster pernambucano, por meio da sua divisão de Resíduos – itGreen, em parceria com o Greepeace, premiará as empresas interessadas com a incubação pela CAIS do Porto, sem a necessidade de seleção por edital.

Além do desafio entre a instituição ambiental e o PD, a primeira realizará na manhã do dia 25, um debate com as organizações do cluster, no sentido das energias renováveis aplicadas na implantação de Datacenters sustentáveis, à semelhança do anunciado pela Apple, no último dia 17/05.

Para participar da apresentação de propostas criativas, os interessados (empresas públicas, privadas, organizações estudantis) precisam inscrever seus projetos até o próximo dia 20, baseados nas exigências do programa. Este que, dentro da perspectiva da inovação, inclui o uso sustentável dos recursos hídricos, do solo, além de preservação do patrimônio público e da acessibilidade digital.

Os projetos passarão por duas fases de avaliação: uma análise na perspectiva do uso das TICs, de forma sustentável; e uma segunda fase, que consiste de uma banca examinadora seleta,  que avaliará o atendimento às condições do projeto, no dia 25 à tarde. Esta última ocasião acontecerá no navio Rainbow Warrior II do Greenpeace, atracado no Porto do Recife.

Os resultados da primeira fase serão divulgados no dia 23 deste mês. E, em caso de dúvidas, o participante pode enviar e-mail para itgreen@portodigital.org.

Mais informações: www.portodigital.org.